Consultoria SEO - Search Engine Optimization
Consultoria SEO
Se ainda pensa que o SEO não tem lugar no panorama atual do Marketing Digital, o conteúdo desta página não é para si. Se pelo contrário, acredita que para fazer crescer os seus negócios, vender mais e ter uma marca reconhecida precisa que os seus potenciais clientes o encontrem facilmente quando pesquisam pelos seus produtos e serviços no Google, vamos lhe explicar o as razões para apostar nos nossos serviços de consultoria SEO.
O porquê do seu site necessitar de SEO
As empresas precisam estar presentes quando um cliente procura pela via digital pelos seus serviços e produtos. Isto é um facto. Compreendemos que os negócios estão literalmente a entregar receita aos seus concorrentes que investem na promoção da sua visibilidade nos motores de busca.
Para entender melhor as razões pelas quais necessita da ajuda de um consultor SEO, precisamos primeiro explicar o que é o SEO.
De uma forma simples, o SEO é uma componente do marketing para Motores de busca como o Google. Explicando um pouco melhor, SEO significa Search Engine Optimization, em Português Otimização de sites para os motores de busca e trata de melhorar o tráfego orgânico dos seu site.
O Google armazena a quase totalidade da informação mundial e é a sua intenção servir os melhores interesses dos seus utilizadores. Todos os dias são feitas milhões de pesquisas, desde a simples procura de informação, divertimento ou de produtos e serviços. É neste momento que deve estar à frente dos olhos do seu potencial cliente, no momento em que eles pesquisam por algo que lhes pode oferecer. Não deixe que seja a sua concorrência a ser encontrada primeiro!
O que é o tráfego orgânico?
O seu site pode receber visitas através do Google de duas principais formas:
- tráfego orgânico
- tráfego via publicidade paga (Google Ads)
A componente de tráfego orgânico trata de gerar tráfego através da pesquisa orgânica cujos resultados dependem da classificação dada pelo algoritmo do Google. Não é possível pagar para aparecer neste tipo de resultados, sendo que os resultados apresentados dependem do valor que o Google atribui para cada página face à pesquisa efetuada.
O SEO – Search Engine Otimization trabalha esta componente da pesquisa sendo que a estratégia passa por aumentar a autoridade das páginas do seu site para o Google premiá-las com uma posição destacada nos resultados da pesquisa, para as palavras chave pesquisadas.
Acreditamos que vale a pena investir nesta componente para atingir o seu público alvo, e assim aumentar a sua visibilidade o que geralmente resulta no crescimento das vendas e do número de clientes.
Porquê contratar a ONTOP?
A ONTOP começou a dar os seus primeiros passos em 2018 com o seu fundador, agora diretor técnico, como consultor de SEO. A consultoria SEO começou com pequenos clientes, foi evoluindo para clientes de dimensão superior, incluindo também Agências de Marketing Digital nacionais e internacionais.
A evolução do negócio do SEO obrigou de certa forma a alargar a oferta de serviços, principalmente para as pequenas e médias empresas que não dispõem de departamentos de sistema de informação, ou que até ao momento nunca tinham contratado o desenvolvimento de um site.
Na ONTOP temos consultores SEO que se dedicam full time desde 2008 ao Marketing de Busca (Search Marketing), uma grande parte deste tempo especificamente ao Search Engine Optimisation. A equipa é formada por especialistas que aliam uma forte componente técnica na área da web, a uma componente de marketing e estratégia, que em conjunto permitem atingir os objectivos individuais dos seus clientes.
Como abordamos o SEO?
Na ONTOP abordamos cada projeto segundo o que chamamos o quadrante do SEO, que se compõe nas seguintes áreas:
Clique em cada um dos links para entender melhor a importância que tem para melhor posicionar o seu site.
Em cada uma destas áreas trabalhamos pontos específicos do seu site para potenciar a melhor visibilidade possível e passar à frente da sua concorrência. Diz-se que o SEO não é um sprint mas sim uma maratona, sendo que os resultados de uma aposta na otimização correcta do seu site vai permitir colher os frutos do seu investimento nos anos seguintes.
O SEO está cada vez mais complexo e difícil porque os algoritmos estão cada vez mais maduros, eficientes e avançados. Como mudam com muita frequência, o conhecimento e as técnicas de um SEO têm de acompanhar e mudar também ao longo do tempo. Os nossos clientes sabem isso e por isso contam connosco para continuamente trabalhar a sua autoridade perante o Google, sempre com a visibilidade online em 1º lugar.
Arquitetura
Para ter sucesso online, vai querer ter um site forte do ponto de vista da sua arquitectura. Consideramos este fator como um dos principais pontos de atenção para cada projeto.
Para o seu site ser competitivo, tem de estar são do ponto de vista técnico e da estrutura do seu conteúdo e informação.
Sem alicerces sólidos, um projecto de SEO pode cair por terra. Não iniciamos um projeto de otimização SEO sem primeiro resolver os problemas técnicos e de arquitectura.
Conteúdo
Autoridade
Para qualquer situação da sua vida pessoal ou profissional, quando necessita de saber uma informação credível, quem procura? Provavelmente alguém que tem autoridade sobre o assunto em questão. Se, por exemplo, procurar informações legais, vai procurar um advogado por ser um especialista nessa área.
O Google funciona de forma semelhante, se encararmos cada pesquisa como uma pergunta, o Google vai tentar fornecer a resposta mais autoritária e definitiva a essa pergunta.
O foco do nosso trabalho passa por convencer que o seu site contém a resposta autoritária e definitiva às perguntas dos utilizadores.
SEO Local
Para qualquer situação da sua vida pessoal ou profissional, quando necessita de saber uma informação credível, quem procura? Provavelmente alguém que tem autoridade sobre o assunto em questão. Se, por exemplo, procurar informações legais, vai procurar um advogado por ser um especialista nessa área.
O Google funciona de forma semelhante, se encararmos cada pesquisa como uma pergunta, o Google vai tentar fornecer a resposta mais autoritária e definitiva a essa pergunta.
O foco do nosso trabalho passa por convencer que o seu site contém a resposta autoritária e definitiva às perguntas dos utilizadores.
Se o seu negócio tiver um âmbito local, através do SEO Local poderá chegar mais facilmente ao seu público alvo.
Provavelmente já notou que para diversas pesquisas surge um mapa com 3 resultados na sua zona geográfica. Estas pesquisas são de carácter local e o Google permite aos seus utilizadores descobrir negócios perto do local onde se encontram que satisfaçam a sua necessidade.
Se tem um negócio local, tem obrigatoriamente de fazer tudo ao seu alcance para estar neste tipo de resultados. Se não o fizer, está literalmente a dar clientes e negócio aos seus concorrentes.
Na ONTOP não descuramos esta área de otimização SEO, que por si só pode garantir a a sustentabilidade e crescimento do seu negócio local.
O nosso processo de SEO
O nosso processo de SEO é composto por 4 fases principais, nomeadamente:
Clique em cada fase para conhecer com mais detalhe em que consistem.
Auditoria inicial
Cada novo projeto começa com uma auditoria seo inicial. Quando um cliente novo nos contacta para otimizarmos um site já existente, uma das primeiras coisas que efetuamos é uma auditoria. Isto mesmo antes de orçamentar o nosso trabalho. Cada site é distinto e para compreendermos o desafio de otimizar um novo site, necessitamos de saber quais as anomalias, perceber muito bem o nicho ou área de negócio onde se enquadra, perceber também o comportamento dos utilizadores na pesquisa e que palavras chave são relevantes para cada página individual do site.
A concorrência do site também é estudada em pormenor, para assim sabermos qual o desafio que temos pela frente e alinhar as expectativas do cliente em termos de esforço, custo e tempo.
Pesquisa de palavras-chave
Um dos princípios básicos do SEO passa por entender o comportamento da pesquisa dos utilizadores. Uma analogia que explica a importância desta fase do processo de SEO passa por imaginar o Google como uma máquina de respostas.
Para um site estar bem posicionado nos resultados (SERP – Search Engine Result Page), tem de oferecer as melhores respostas ás perguntas dos utilizadores dos motores de busca.
Com este princípio em mente, o consultor SEO deve primeiro descobrir quais as perguntas que os utilizadores fazem, para depois criar páginas no seu site que respondam a estas perguntas.
Esta fase, chamada de “keyword Research” é uma da mais críticas e avançadas de todo o processo e depende de diversos factores. Nesta fase necessita de um consultor SEO experiente para descobrir todas as perguntas relevantes para o seu site, ajudá-lo a construir as melhores respostas possíveis e convencer o Google que a qualidade das suas respostas é superior à dos seus concorrentes.
Otimização onpage
A otimização onpage trata da componente SEO relacionada com todos os elementos do seu site que contribuem para potenciar um bom ranking.
As páginas do seu site sujeitas a otimização SEO vão competir com centenas ou milhares de outras páginas semelhantes. Devemos por isso garantir que os elementos importantes dessas páginas estejam correctamente preenchidos e otimizados.
Na prática, esta fase consiste em tudo o que pode ser trabalhado directamente nas páginas do seu site, e no código dessas páginas, por forma a obter melhores rankings nos resultados orgânicos e ser mais facilmente encontrado pelos utilizadores dos motores de busca.
Otimização offpage
Nesta fase tratamos de trabalhar as variáveis externas ao seu site que podem influenciar o posicionamento nos resultados da pesquisa.
Para melhorar a visibilidade das páginas do seu site, há um conjunto de actividades que reforçam a sua autoridade e relevância. Estas actividades, normalmente de carácter regular, passam por campanhas de link building, redes sociais, marketing de conteúdo e marketing de influência, entre outras.