Novo projeto ONTOP para ajudar o Turismo de Aveiro

Projeto Rota da Luz

Devido à situação de pandemia que atravessamos nos últimos tempos muitas são as empresas que enfrentam sérias dificuldades para se manterem no mercado. Algumas tiveram que contornar esta nova realidade através da inovação digital. Embora não com tanto impacto, porque continuamos a trabalhar remotamente, tal como todas as empresas, também a ONTOP sofreu as consequências desta crise sanitária. A quebra de rentabilidade dos negócios das empresas com quem colaboramos, acabou por nos atingir como um efeito colateral.

Uma grande parte dos clientes da ONTOP estão ligados ao turismo e/ou negócios que dependem do turismo. Uma vez que este foi o sector mais atingido pela pandemia, também será aquele que necessitará de maior apoio, divulgação e acção! Assistimos em primeira fila a empresas que se encontravam numa situação estável e em crescimento, passarem ao desespero de esgotar todos os recursos financeiros e humanos ou até mesmo, terem que encerrar os seus negócios, devido ao ponto de zero facturação que atravessaram. E este é um espectáculo que nem de graça queremos assistir!

Quando uma empresa se encontra neste tipo de situação, coloca-se em modo de sobrevivência e aloca os seus parcos recursos para as responsabilidades que não pode mesmo evitar – rendas, salários dos funcionários, obrigações fiscais, etc. O reflexo deste modo de sobrevivência faz com que despesas necessárias e importantes, quando equacionadas, deixem de ser as prioritárias. No caso dos investimentos no marketing digital, na sua presença web e serviços relacionados, em muitos casos, o orçamento já não é suficiente. Isto coloca as empresas numa situação especialmente complicada, porque sabemos que hoje em dia a componente digital é fundamental para a sobrevivência, crescimento e inovação, por isso, é importante que seja continuamente trabalhada, até porque algum dia chegará a retoma, mas ao mesmo tempo, não há liquidez suficiente, em muitos casos, para fazer face aos custos dos serviços de marketing digital.

Na ONTOP deparamo-nos com clientes que não tiveram outra solução senão interromper ou não arrancar com projectos de marketing digital e SEO, ou clientes de serviços continuados a serem forçados a interromper os mesmos à espera da estabilização do mercado.

Mas se é verdade que estes são tempos dramáticos especialmente para empresas expostas ao turismo, também é sabido que empresas que tinham a sua pegada online, viram os seus negócios crescer exponencialmente devido ao espaço que já ocupavam, aproveitando esse factor da componente online como uma vantagem.

Se uma empresa deixa de facturar de um dia para o outro, deixa de conseguir honrar os seus compromissos, entra em modo de sobrevivência e consequentemente em incumprimento. No entanto, a ONTOP viu necessidade de continuar a suportar os projectos dos clientes, quer através dos custos fixos (alojamento, licenças de software, manutenção actualizações), quer através do contínuo esforço em promover a visibilidade dos seus projectos online. É um facto que este tipo de processo é contínuo, e quisemos que os nossos clientes estivessem na melhor forma quando a retoma chegasse, nem que isso significasse assumirmos todos estes custos. Foi isso que fizemos, e sentimo-nos realizados agora que a retoma parece estar a acontecer.

Porque o esforço, a confiança e credibilidade compensam, vimos a nossa carteira de clientes crescer e continuamos empenhados não só em continuar a desenvolver os vários projectos, como também a dar a conhecer às empresas como aumentar a sua visibilidade online, ganhar o seu espaço, e crescer connosco!

Sendo que temos clientes a actuar na área do turismo, alguns deles na região de turismo de Aveiro, pensamos: Porque não pegar nos nossos recursos e conhecimento e ajudar a promover estas empresas online? A ONTOP sabe como, e o que fazer, e por isso decidimos ajudar as empresas da região de Aveiro lançando um portal de turismo, o portal Rota da Luz.

Uma vez que a maioria está com dificuldades económicas e outras não têm recursos para terem um site para o seu negócio, esta é a oportunidade de ter um espaço online, com a visibilidade que o seu negócio merece e assim ter a sua retoma!

Mas afinal o que é o portal Rota da Luz? Este portal pretende ser o maior portal agregador da oferta turística da região de Aveiro. É nosso objectivo a médio prazo que este portal se destaque online, para isso utilizamos o nosso know-how em SEO e Marketing Digital, e que seja uma forte via de captação de tráfego qualificado para as empresas da região. O melhor de tudo é que é completamente grátis! As empresas não pagam absolutamente nada para pertencerem ao portal e têm tudo a ganhar, especialmente visibilidade e mais clientes. Consideramos que este projecto, embora ainda em processo de crescimento, poderá ser um veículo que trará mais visibilidade para a região, para as suas empresas e para o turismo em geral, principalmente para as empresas que ainda não conseguiram os recursos para investirem na sua própria presença e divulgação online.

Este projecto é ambicioso, porque não vai ficar apenas reduzido a um portal para o mercado português. As próximas fases já estão em planeamento, sendo que no próximo ano vamos lançar a versão espanhola (porque faz todo o sentido, visto a região ser muito popular para os turistas espanhóis), a seguir a versão inglesa e depois na língua francesa. Os moldes serão os mesmos, trazer visibilidade para a região de turismo de Aveiro e para as suas empresas sem custos. Em termos de composição, o portal vai englobar as principais cidades ao redor de Aveiro e que compõem a conhecida região de turismo da rota da luz.

As cidades que compõem este portal são: Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.

As áreas de negócio que o projecto cobre são as seguintes: Alojamentos, Atracções turísticas, Empresas e Serviços, Eventos, Restauração, Tours e Actividades e Vida Nocturna.

Dentro destas cidade e áreas de negócio, queremos que toda a oferta seja reunida e que o turista tenha uma plataforma fácil de utilizar e que possa encontrar tudo de bom que se faz e que se pode visitar nesta região. Do ponto de vista da estratégia, o portal não passa só por divulgar as empresas da região – um dos pilares vai assentar na divulgação, através de marketing de conteúdos, das principais atracções, produtos e actividades desta região. Queremos dar a conhecer a quem nos quer visitar toda a oferta turística de Aveiro, que é rica e diversificada.

Este projecto, juntando os próximos portais noutros idiomas, é um processo que não é fácil e algo dispendioso. Contudo, a ONTOP suporta todos os custos técnicos e de mão-de-obra para colocar estes projectos online, e continuará a suportar sempre com o objectivo de os fazer crescer. No fim do dia, a nossa paga é saber que estamos a ajudar os negócios e a região a serem conhecidos e divulgados e isso é suficiente. Queremos também fazer a nossa parte, porque sentimos na pele as dificuldades e desespero dos nossos clientes, e esta é a nossa forma de contribuir.

Acontece que muito mais gente pode contribuir para este projecto. Uma das formas será, se tiver uma empresas nesta região, aproveitar para a registar no portal; é grátis e faremos tudo para a divulgar online, por isso só tem a ganhar com isso. Outra forma será dar a conhecer este projecto, seja de boca a boca ou publicar no seu Facebook, no seu blog ou qualquer outro suporte. Quanto mais Buzz tivermos mais rapidamente vamos crescer e isso vai permitir cada vez mais chegar mais longe. Outra forma será através da publicação de informações e conteúdos relevantes para a sua empresa e/ou região. Se tiver algo interessante para partilhar, envie-nos o seu texto para consideração. Note que tem de estar relacionados com a região e/ou cidades representadas neste projecto e relacionado com a área do turismo ou similar.

Divulgue este projeto e ajude-nos a fazer crescer o turismo e as empresas da região!

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

ou envie-nos uma mensagem

sabia que enquanto lê este texto?

Alguém em algum lugar está à procura dos serviços que você oferece, dos produtos que você vende ou do seu conhecimento.
Eles estão a pesquisar no Google…
Eles estão a olhar para os resultados da pesquisa…
Eles clicaram num resultado da pesquisa…

Esse click foi no seu site?

Podemos ajudar! Dê o primeiro passo para melhorar o seu negócio e entre em contacto connosco hoje!